segunda-feira, 18 de maio de 2009
A Diocese de Nazaré recebe pela imposição das mãos do nosso Bispo Dom Severino Batista de França, onze Diáconos Permanentes.
Diáconos Permanentes
QUEM SÃO?
Os diáconos permanentes são homens casados ou celibatários que, chamados para seguir Jesus Cristo Servidor, recebem o Sacramento da Ordem do Diaconato através da imposição das mãos do Bispo para exercer o tríplice ministério:
Da Caridade
Da Palavra
Da Liturgia
Na Igreja Católica o Sacramento da Ordem é exercido em três graus.
"Os diáconos são, de forma muito privilegiada, sinais do Senhor Jesus que "não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos" (Mt. 20,28). Seu serviço será o testemunho evangélico em face de uma história em que a iniqüidade se faz cada vez mais presente e se esfria a caridade (cf. Mt. 24, 12).
Para uma nova evangelização que, pelo serviço da Palavra e a Doutrina Social da Igreja, responda às necessidades de promoção humana e vá gerando uma cultura de solidariedade, o diácono permanente, por sua condição de ministro ordenado e inserido nas complexas situações humanas, tem um amplo campo de serviço em nosso continente". (Documento de Santo Domingo, 76)
ORAÇÃO DO DIÁCONO
Jesus Cristo,
Irmão, Mestre e Senhor,
Enviado do Pai e Diácono dos Irmãos, ensina-me a ser livre para amar e servir a família, a comunidade, os pobres.
Espírito Santo, abre meu coração para acolher a Palavra e assumir a ação evangelizadora da Igreja através do Serviço, do diálogo, do Anúncio e do Testemunho da Comunhão.
Maria, Mãe de Jesus e Modelo da Igreja servidora. Ajuda-me a trabalhar para construir, com minha família, meu irmãos e irmãs o Reino de Deus entre nós.
Amém.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário