quarta-feira, 13 de maio de 2009

Junho: Mês e Festa do Sagrado Coração de Jesus



O mês de junho é dedicado ao Sagrado Coração de Jesus. Essa devoção teve origem numa aparição de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque, a 16 de junho de 1675, durante uma exposição do Santíssimo Sacramento. Nosso Senhor, descobrindo seu Coração, disse-lhe: "Eis o Coração que tanto tem amado aos homens e em recompensa não recebe, da maior parte deles, senão ingratidões pelas irreverências e sacrilégios, friezas e desprezos que têm por Mim, nesse Sacramento de Amor”.

A Festa do Sagrado Coração de Jesus é celebrada na sexta-feira que segue a semana da Festa de Corpus Christi – Festa do Corpo de Jesus. Foi o próprio Coração de Jesus, em uma de suas aparições a Santa Margarida, quem solicitou esta celebração de louvor e desagravo. Em 2009, a Festa do Sagrado Coração de Jesus será celebrada no dia 19 de junho.
A Igreja Católica nasceu do Coração aberto de Cristo, na Sexta-feira Santa e a devoção ao Coração Eucarístico de Jesus continua viva e atual.

Promessas


Falando a Santa Margarida Maria, Jesus prometeu a todos aqueles que honrassem o seu Divino Coração:
- “Dar-lhes-ei todas as graças necessárias ao seu estado.
- Porei paz em suas famílias.
- Consolá-los-ei em todas as suas aflições.
- Serei o seu refúgio na vida e principalmente na morte.
- Derramarei abundantes bênçãos sobre todas as suas empresas .
- Os pecadores acharão no meu Coração o manancial e o oceano infinito de misericórdia.
- As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas.
- As almas fervorosas altear-se-ão, rapidamente, às eminências da perfeição.
- Abençoarei as casas, onde se expuser e venerar a imagem do meu Sagrado Coração.
- Darei aos sacerdotes o dom de abrandarem os corações mais endurecidos.
- As pessoas que propagarem estas devoção, terão os seus nomes escritos no meu Coração, para nunca dele serem apagados”.
E esta promessa extraordinária:


A GRANDE PROMESSA:

Prometo-te, pela excessiva misericórdia e pelo amor Todo-Poderoso do meu Coração, conceder a todos que comungarem nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, a graça da penitência final, que não morrerão em minha inimizade, nem sem receberem os seus sacramentos, e que o meu divino Coração lhes será seguro asilo nesta última hora.


Oração ao Sagrado Coração de Jesus

Coração de Jesus, eu confio em vós, mas aumentai a minha confiança.
Vós dissestes: Pedi e recebereis.
Confiando nas vossas promessas, venho pedir vossa ajuda.
Vós estais mais interessado em nossa felicidade que nós mesmos.
Por isso ponho em vosso Coração meus pedidos, minhas preocupações, meus sofrimentos e minhas esperanças.
Coração de Jesus, eu confio em vós, mas aumentai a minha confiança. Jesus, manso e humilde de coração, fazei meu coração semelhante ao vosso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário